Home»Sem categoria»Faça diferente / Passe esta semana seguindo seu coração / Blog do Gilson Filho com Joseph Telushkin /

Faça diferente / Passe esta semana seguindo seu coração / Blog do Gilson Filho com Joseph Telushkin /

5
Ações
Pinterest Google+

Há mais de 1500 anos , o Rabi Safra, um sábio Talmúdico, colocou um burro à venda. Certa manhã,  enquanto ele rezava, um comprador se aproximou. Sem dar conta do que o rabino estava fazendo, o homem fez, em altos brados, uma oferta pelo animal.

Rabi Safra estava no meio de uma oração durante a qual a tradição judaica proíbe de falar, por isso não disse nada. Interpretando seu silêncio como rejeição, o possível comprador aumentou sua oferta, depois ampliou de novo.

Alguns minutos mais tarde, o rabino terminou a oração. Virou-se para o homem e aceitou – sua primeira oferta. E explicou “Como eu sabia – quando ouvi você gritar sua oferta – que era aceitável para mim, seria desonesto aceitar sua oferta mais alta! (vide Rashi em Bava Bathra 88a).

Para os rabinos, Rabi Safra é a representação  máxima da virtude descrita nos Salmos, ” quele que fala a verdade em seu coração” (Salmos 15:2). Isto se refere a quem segue a verdade, mesmo quando só é conhecida por ele (e D’u) e, mesmo assim, é desvantajosa na prática.

Não sei quantos são capazes de viver como o Rabi Safra o tempo todo. No entanto , deveríamos tentar, periodicamente, viver como ele e seguir os ´preceitos mais nobres do nosso coração. Põe exemplo, se você ouvir falar de uma amigo que está doente e pensar “preciso ir visitá-lo”, faça-o, mesmo que depois você vá se preocupar em estar atrasado ou que a visita pareça inconveniente. Da mesma forma, se durante um pedido de caridade, seu coração for tocado e seu instinto dor doar uma quantia maior do que habitualmente faz, doe-a, ainda que mais tarde, ao fazer os cálculos, você acredite que teria sido mais sensato doar menos.

Nesta semana que está se iniciando, Imite o Rabi Safra. Torne-se “aquele que fala a verdade em seu coração”.

 

 

*Rabino Joseph Telushkin é um líder espiritual e acadêmico, autor de Jewish Literacy, o livo mais amplamente lido sobre judaísmo nas últimas décadas. Outra contribuição importante foi o livro ‘Words that hurt,words that heal”. É membro da CLAL, a National Jewish Center for Leaning and Leadership, rabino na Sinagoga for Performing Arts em Los Angeles. Mora com sua família em Nova York.

Postagem anterior

Sem educação, os homens ‘vão matar-se uns aos outros’, diz neurocientista António Damásio / Blog do Gilson Filho /

Próxima Postagem

Pelas Esquinas / O que andam falando e escrevendo por aí... / Blog do Gilson Filho

1 Comentário

  1. Manoel
    25/02/2018 em 20:37 — Responder

    Adorei o texto e não estou conseguindo enviar o endereço,não entra,to achando q é a idade kkk. Abcao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *