Home»ARTES CÊNICAS»Coluna do Gilson / A Arte de Atuar – Do Texto ao Palco / ‘Nelson Rodrigues’ abre curso de teatro em Ribeirão Preto /

Coluna do Gilson / A Arte de Atuar – Do Texto ao Palco / ‘Nelson Rodrigues’ abre curso de teatro em Ribeirão Preto /

13
Ações
Pinterest Google+

A leitura de “O Beijo no Asfalto’, célebre texto do não menos célebre Nelson Rodrigues, dará inicio, nesta terça feira (28), ao Curso de Teatro do Instituto Esfera. Esta atividade é aberta a todos, com ingresso gratuito e o Instituto Esfera fica a Rua Amador Bueno, 13oo no final da Nove de Julho. Você poderá acompanhar a leitura usando seus equipamentos eletrônicos.

Atuando em Ribeirão Preto desde 2014, o Esfera é um centro educacional multidisciplinar, autogestionário, que opera dentro dos princípios da economia solidária e dedicado a atividades e processos educativos como estratégia para a emergência de uma nova cultura.

O inicio do curso com a leitura rodriguiana não acontece por mero acaso. A dramaturgia de Nelson, dará o suporte do primeiro ao último dia do curso.Esta primeira fase se conclui em dezembro, com a encenação de espetáculo, onde, além da atuação dos alunos, se apresenta dramaturgia inspirada na obra do autor e criada em processo coletivo.

Do texto ao palco

Este curso do Instituto Esfera. entende que o Teatro por si só já é uma arte coletiva e que, assim, capaz de promover o diálogo, a colaboração, o sentimento de pertencer e a competência de observar e escutar a si e ao outro.

 

Do texto ao palco, buscamos chegar ao produto teatral, atravessando todos os processos da construção do personagem e da cena, ou seja, a Semiótica do Texto Teatral, Expressão Vocal e Corporal, Improvisação, Criatividade e Dramaturgia, em construção sob novas leituras do Método de Ações Físicas’, de Constantin Stanislavski. A ação acontece na teoria e prática, através de oficinas laboratórios.

Enfim um conjunto de processos que, para acontecerem, precisam ser essencialmente democráticos, colaborativos e integradores.

Com consultoria do jornalista Gilson Filho (Ribeirão Em Cena), o curso conta com um núcleo de pesquisadores formados no Instituto Ribeirão Em Cena e que hoje dedicam-se a pesquisas nas áreas da Semiótica da Cena, Teatro Físico e Voz, a exemplo de Camila Deleigo, Paula Lucisano e Marília Marcucci. Oficinas pontuais ministradas por outros pesquisadores da Unicamp e EAD/USP também estão previstas.

 

* O Método

Constantin Stanislaviski Stanislavski (1863-1938 – Rússia) foi ator e diretor de teatro que, em 1897 criou o Teatro de Arte de Moscou, na direção do qual manteve-se durante quarenta anos. Tornou-se célebre ao utilizar sua experiência como diretor e professor, para criar um sistema de ensino da arte de representar chamado “O Método Stanislavski”.

O ‘Método’ configura-se como uma “gramática do ator”, que lhe proporciona um aprendizado para a interpretação de uma peça ou personagem. Outro ponto a ser destacado é que, por meio dos elementos do ‘Método’, Stanislávski, situa o teatro no campo da ação, valorizando o caráter prático e improvisacional dos estudos cênicos, todo este sistema fornece condições para uma criação espontânea e autêntica, que não se ancora no mimetismo de modelos de atuação ou na reprodução de clichês.

 

Para quem é este curso

Iniciantes acima dos 15 anos interessados no fazer teatral; pessoas acima dos 40 anos que não encontraram tempo para realizar sonhos e profissionais liberais que buscam aprimorar a comunicação na vida e trabalho.

 

Para inscrições e outras informações clicar abaixo

That’s all, folk!” 25/08/2018 Gilson Filho é editor deste Blog/ Jornalista MtB 1.7114/67/15V/

 

Postagem anterior

LIÇÕES DEIXADAS À HUMANIDADE POR UMA MENINA DE 15 ANOS /ANNE FRANK DESPEDE-SE DE RIBEIRÃO PRETO/

Próxima Postagem

Coluna do Gilson / Pacto Cidadanista / Artistas lançam candidatura de Célio Turino em São Paulo /

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *