Home»MISERERE NOBIS»Magnatas e pobres/ Quem é o rico? / Blog do Gilson Filho com Joseph Telushkin/

Magnatas e pobres/ Quem é o rico? / Blog do Gilson Filho com Joseph Telushkin/

8
Ações
Pinterest Google+

Seis bilionários brasileiros concentram atualmente riqueza igual a de 100 milhões de pessoas, metade do país. Não há espetáculo similar no mundo”. (Carta Capital).

Sabe quem são os 10 mais ricos do Brasil, segundo matéria da Veja, citando a Forbes?

Jorge Lemann (95,39 bilhões de reais), Joseph Safra (71,17 bi), Marcel Telles (47,76 bi), Carlos Sicupira (40,75 bi), Eduardo Saverin (29,3 bi), Maria C. Leão D. Branco (13 bi), Walter Faria (11 bi) e a família Marinho, da Globo, com João Roberto Marinho (10,7 bi), Roberto Irineu Marinho (10,7) e José Roberto Marinho (10,7 bi). 

ENTÃO, QUEM É O RICO?

Por Joseph Telushkin

Quando eu era menino na década de 1950 e 1960, quem tivesse 1 milhão de dólares ou mais era considerado muito rico.

No final da década de 1990, após décadas de inflação, as pessoas que eu conhecia, em geral, definiam como “rico” alguém que tivesse mais de 5 milhões.

Quase dois mil anos atrás, o *Talmude também fez a mesma pergunta: Quem é rico?

Rabi Tarfon, um sábio do século II da EC. com uma veia literária respondeu: Aquele que tem cem vinhedos, cem campos e cem escravos que neles trabalham” (Talmude Babiônico, Shabbat 25b).

No entanto, Rabi Bem Zoma, jovem colega de Rabi Tarfon, ofereceu a seguinte resposta: “Aquele que é feliz com que tem” (Ética dos Pais 4:1)

A profundidade da resposta  de Bem Zoma é sugerida pela observação de Dennis Prager de que há diversas pessoas objetivamente ‘ricas’ que, ainda assim, se sentem insatisfeitas no aspecto financeiro:

“Lembro-me de ter lido que um ator que ganha milhões de dólares por filme estaria infeliz porque Arnold Schwarzenegger ganhava alguns milhões de dólares a mais que ele. Se esse ator comparado o seu salario com o de , digamos, qualquer um de seus colegas de escola, teria ficado absolutamente feliz com sua extraordinária fortuna. Em vez disso, escolheu comparar seus ganhos com os de um dos poucos atores no mundo que ganham mais do que ele”.

As palavras de Bem Zoma nos fazem lembrar de que nem todas as perguntas devem ser respondidas literalmente. Uma indagação que parece estar relacionada a questões monetárias, na realidade, trata de algo bem mais profundo. Afinal de contas, se uma pessoa tem 100 milhões e ainda assim que ganhar mais, ela é rica?

E você – é rico?

* O Talmude  é uma coletânea de livros sagrados dos judeus, um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo.

*Rabino Joseph Telushkin é um líder espiritual e acadêmico, autor de Jewish Literacy, o livo mais amplamente lido sobre judaísmo nas últimas décadas. Outra contribuição importante foi o livro ‘Words that hurt,words that heal”. É membro da CLAL, a National Jewish Center for Leaning and Leadership, rabino na Sinagoga for Performing Arts em Los Angeles. Mora com sua família em Nova York.

Postagem anterior

Há 50 anos, a ultradireita violentou “Roda Viva”, de Chico Buarque/ Por Sergio Maggio

Próxima Postagem

A jovem estudante pinhalense, a atriz desbundada e o velho comunista... / Gilson Filho /

1 Comentário

  1. Valter Hamilton Balzacchi Brito
    26/01/2018 em 20:58 — Responder

    Estou com Rabi Tarfon……”Aquele que é Feliz com o que tem “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *